Improve Your Experience

We're sorry, but this browser is no longer able to provide an optimal user experience on this site. We recommend switching to one of the latest versions of Chrome, Edge or Firefox.

  • Notícias

Liga da reciclagem: O objetivo é engajar

Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, explica como nasceu e o propósito do movimento “Liga da Reciclagem”

A sustentabilidade está na essência do Propósito da Novelis e totalmente inserida em sua estratégia de negócios. “Iniciamos o trabalho de logística reversa muito antes da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, lembra Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul e idealizadora da Liga da Reciclagem. ”

A Liga da Reciclagem tem o objetivo de unir os mais diversos públicos em torno de questões ambientais, incentivo a coleta seletiva, divulgação de boas práticas de reciclagem de alumínio e projetos sociais, além de compartilhar o conhecimento da Novelis como maior recicladora de alumínio do mundo. É um movimento que une várias frentes – de plataformas digitais a ações de conscientização em cooperativas e escolas. “A Liga da Reciclagem nasce para nos ajudar a contar a história de sucesso da reciclagem de latas de alumínio no Brasil e da importância de engajar toda a sociedade”, explica Eunice.

“Queremos aproveitar a competência da Novelis em assuntos ligados ao meio ambiente e reciclagem para fomentar essa causa junto à sociedade”. E por que o tema Liga? “Liga transmite o sentido de que não fazemos nada sozinhos. Precisamos de toda a cadeia de suprimentos unida. O objetivo é engajar clientes, parceiros, fornecedores, varejo e comunidade em torno da reciclagem e da preservação do meio ambiente. E, completar o ciclo da reciclagem, é valorizar todos os atores envolvidos.”

A primeira grande ação da Liga da Reciclagem aconteceu durante o carnaval em Recife e São Paulo. A iniciativa teve como palco o desfile do tradicional bloco Galo da Madrugada em ambas as cidades. “Para trabalhar a educação ambiental não é preciso necessariamente estar dentro de uma sala de aula. Queremos trabalhar a educação ambiental de forma democrática, indo onde o público está”, diz Eunice. A ação promoveu a coleta de embalagens com a participação de uma rede de cooperativas parceiras da Novelis. A coleta estendeu-se a todos os tipos de materiais recicláveis consumidos pelos frequentadores do bloco, no total foram 14 toneladas de resíduos, entre eles 9 toneladas de latas de alumínio coletadas em 16 horas de desfiles.

Outra iniciativa é a plataforma na qual você está navegando: dentro do site da Novelis foi criada uma área específica para abordar o tema reciclagem em todos os seus aspectos – econômicos, ambientais e sociais. “Se uma escola do Sul, do Norte ou do Centro Oeste, por exemplo quiser compartilhar temas relacionados à reciclagem com os alunos, encontrará uma ampla gama de materiais disponíveis, como vídeos e entrevistas” conta Eunice.

O objetivo do site é também ser um espaço para divulgar uma grande variedade de projetos socioambientais ligados à causa. “Ao patrocinar um livro, por exemplo, vamos disponibilizá-lo na plataforma. Vamos distribuir, como normalmente fazemos, em bibliotecas e escolas públicas, mas ele também estará nessa área, permitindo maior acessibilidade e abrangência. Todas as iniciativas que fizermos daqui para a frente com foco em reciclagem, quer seja para uma cooperativa de reciclagem, escola, ou qualquer outro público, estará disponível no site para todos terem acesso às informações.”

Do ponto de vista social, a Liga da Reciclagem abarca projetos de suporte às cooperativas e desenvolvimento de seus cooperados. “Nosso trabalho é melhorar a capacidade de gestão e geração de renda das cooperativas, ao mesmo tempo em que promovemos o desenvolvimento pessoal e profissional de seus cooperados e investimos na melhoria da qualidade de vida das pessoas. É nossa responsabilidade ajudar a desenvolver o setor. ”

Com a Liga da Reciclagem a Novelis dá um importante passo para estimular a construção de uma sociedade mais consciente no que diz respeito às questões ambientais. “Sabemos que em um país como o Brasil as empresas precisam ser parte da solução. Precisamos unir forças para as acelerar as mudanças.”, conclui Eunice.

This site uses cookies to store information on your computer. Some are essential to make our site work; others help us improve the user experience.
By using this site, you consent to the placement of these cookies. Read our Privacy Policy to learn more.