
Priorizando 3 eixos de atuação: Gestão Administrativa, Segurança do Trabalho e Segurança Alimentar, o projeto fortalece o papel das cooperativas como empreendimentos sustentáveis, além de valorizar os cooperados como agentes ambientais e de transformação. Desde 2013, a Novelis atua com o projeto Gestão de Cooperativas em parceria com a ONG Reciclázaro. O projeto conta com especialistas de diferentes áreas de atuação para diagnosticar, propor e implementar ações que fazem a diferença para centenas de pessoas.
cooperativas beneficiadas e 1992 cooperados atendidos
visitas realizadas pela equipe do projeto
de palestras, rodas de conversa, consultoria técnica e dinâmicas
formações oferecidas com profissionais especializados em Gestão Administrativa, Segurança do Trabalho e Consciência Alimentar
software de gestão implantado em 31 cooperativas
toneladas de alumínio foram comercializadas com os centros de coleta da Novelis

As ações deste eixo visam promover o aumento da consciência dos cooperados sobre o impacto da alimentação na saúde e bem-estar pessoal. Além de impactar diretamente na alimentação dos cooperados, a implementação de hortas nas cooperativas promove a melhoria dos relacionamentos interpessoais, aumenta o senso de pertencimento das pessoas em relação à organização, gera uma mudança no comportamento dos cooperados, gera maior cuidado com o espaço e ainda contribui com a melhoria da imagem da cooperativa na comunidade onde está inserida.

Este eixo tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos cooperados por meio da implementação de processos e procedimentos de segurança. Para isso, são realizadas ações de conscientização e sensibilização dos cooperados, além de assessoria específica de um técnico de segurança no trabalho.

O eixo de gestão administrativa tem o objetivo de melhorar os processos internos de gestão, visando o fortalecimento da sustentabilidade financeira da organização. A implementação dos módulos de um software de gestão facilita a realização de controles e profissionalização das cooperativas. A formação neste eixo envolve ainda a conscientização das lideranças sobre a importância da transparência nos controles e na tomada de decisões da diretoria.